quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Critérios para caracterização de Hipertextos

Como hoje entendemos Hipertextos como uma construção não linear e disponibilizada em rede de computadores composto a partir de um texto inicial interligados por nós ou links que podem ser acessados por qualquer usuário, de qualquer máquina conectada a internet.

Aqui me reporto à postagem “A Escrita e Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa” feita pela colega Rosilê, a menção feita aos seis critérios para caracterização de Hipertextos segundo Pierre Lévy.

Para maior esclarecimento, a quem se interessar, cito Hipertexto onde se pode encontrar a explicação, com mais detalhes, de todos os critérios.

Observando-se com cuidado as definições de cada critério entende-se mais claramente o porquê do hipertexto está muito intrinsecamente na aprendizagem ativa através da leitura e escrita colaborativa e cooperativa.
Achei todos os critérios interessantes, mas aqui cito o último: " princípio de mobilidade dos centros: a rede possui não um, mas diversos centros, que são perpetuamente móveis, saltando de um nó a outro, trazendo ao redor de si uma ramificação infinita de pequenas raízes, rizomas, perfazendo mapas e desenhando adiante outras paisagens" (Lévy, 1995, p. 26). Acho que é o que mais caracteriza o hipertexto por demonstrar a não linearidade explicitando claramente as conexões, a intercomunicação que se atualizam constantemente.

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