sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DIA DA AMAZÔNIA







Dia da Amazônia

Amazônia nosso maior patrimônio Natural. Amazônia de uma biodiversidade sem igual e de uma grande importância para o nosso Planeta. É uma grande área da América do Sul onde está presente a bacia do Rio Amazonas - o maior rio do Brasil - e a maior floresta equatorial do mundo. “A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km², dos quais 4.787.000 km² estão no Brasil”.
Como reserva ecológica, a Amazônia é considerada o "pulmão do mundo", portanto de imensa importância para a humanidade e todos os outros seres vivos. È importante para o equilíbrio da natureza. Possui imensas riquezas minerais e da energia elétrica e ainda se destaca pelas potencialidades no setor da pecuária.
No dia da Amazônia é um bom momento para a reflexão. È o momento para a conscientização da importância dessa imensa riqueza e também um alerta para o que está acontecendo. A ganância, a especulação dos poderosos e a exploração estão causando grande devastação a esse incomparável patrimônio natural. Dia 5 de setembro, dia da Amazônia é uma data que, mais do que comemoração, é o um dia para refletir e para uma tomada de posição dos governantes, da sociedade e de todo o povo brasileiro para evitar aquilo que de pior possa acontecer, para nossa querida e tão cobiçada Amazônia.

Uma mensagem para refletir:

AMAZÔNIA
Luizinho Bastos
A mãe-natureza, caprichosa e sábia, agraciou-nos com o paraíso da biodiversidade. A maior floresta tropical do Planeta é brasileira, de sangue verde-amarelo. Nesse pulmão do mundo, flui ininterruptamente o oxigênio, que revigora os seres vivos nos ecossistemas. Exuberante patrimônio da humanidade, a Amazônia é um histórico cenário de lendas, aventuras, insurreições e contrastes que mistificam a saga dos povos indígenas e dos demais habitantes que não conseguem dormir em paz ao som bárbaro do desmatamento, sob o pesadelo de tantas invasões clandestinas e crimes ecológicos da exploração predatória. E nós, vamos conseguir dormir e nos omitir? E o mundo, conseguirá repousar e sonha em paz? É preciso mudar com urgência o conceito de progresso, avançar pelo caminho do eco desenvolvimento justo, conectar todos os corações do Planeta e, unidos à Amazônia, amá-la, preservá-la, salvá-la. Só assim dormiremos e sonharemos em paz, num futuro de infinitos anos. As futuras gerações nos agradecerão. A mãe-natureza e a Amazônia também. Luizinho Bastos
Referência: Ecos ecológicos

Nenhum comentário: