sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estudante DIGITAL

A presença das Tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea vem influenciando e transformando profundamente as possibilidades de expressão e comunicação entre as pessoas, no cotidiano de cada um, exigindo novas habilidades, de acordo com as diferentes modalidades utilizadas.
As crianças e jovens estão cada vez mais inseridas nesse mundo digital e tecnológico fora do ambiente escolar como meio de cultura popular aproveitando o tempo de lazer como forma de entretenimento participando de redes sociais, de jogos, vídeos ou baixando músicas.
Entretanto, nas práticas educativas e pedagógicas, mesmo com a inserção de muitos laboratórios nas escolas, e a presença das tecnologias digitais já de alguns anos, as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores ainda é muito restrita, devido a alguns fatores, dentre eles a resistência de muitos professores, a falta qualificações e competências que são necessárias para saber usá-las, etc.
Apesar dessas evidências, e levando-se em conta os avanços tecnológicos, principalmente o meio digital que continua evoluindo rapidamente e que os conteúdos são constantemente atualizados pode-se perceber claramente uma tendência que vem se modificando: a existência do Estudante DIGITAL e a sua valorização como usuário interativo e como sujeito no uso da internet.
“As mudanças nos modos de ensinar e aprender devem ser analisadas a partir de um contexto mais amplo, que envolve novas práticas sociais e culturais”(Andréa Ramal e Paula Buffara)
“Frente a essa propensão, trabalhar com o texto no meio digital com os recursos disponíveis na Internet significa lidar com a interatividade. Isso muda a conotação do binômio ler/escrever assim como o conceito de leitor passivo e escritor ‘dono do texto’”.
Leva a reconhecer que as tecnologias digitais exigem novas habilidades e lança novos desafios para que educadores (os imigrantes digitais ) e educando (nativos digitais) possam ter maior familiaridade com os novos recursos digitais:” processador de texto, internet, e-mail, bate-papo, lista de discussão, hipertexto, blog, videoblog, etc.”
Neste cenário, o aluno, que, na sua grande maioria, é o estudante nativo digital, hoje encontra o conhecimento disponível na rede, é o agente construtor da própria navegação.
O professor não é mais o detentor do saber cabendo-lhe a tarefa de assumir a função de mediador e planejar as estratégias de forma que o estudante digital possa empreender com autonomia os próprios rumos na construção do conhecimento utilizando-se de diferentes meios digitais com as mais variadas funções que oferecem novas alternativas para a leitura e escrita seqüencial, que é feita de forma tradicional tendo como referencial o “o lápis e o papel” para uma nova modalidade de escrita na tela através de um processador de textos e navegação na rede de internet na comunicação interativa nos vários recursos digitais:
-Blogs - proporciona o exercício de autoria, cria espaço para debates construção do conhecimentos e redes sociais;
-Wiki: criação e edição conjunta de conteúdos-Desenvolvimento da reflexão e da autonomia. Trabalho cooperativo. Desenvolvimento de redes sociais.;
-Orkut –sites de relacionamento nas redes de comunidade;
-As mensagens instantâneas, - como MSN, Yahoo, Messenger e GoogleTalk – “possibilitam que duas ou mais pessoas reúnam-se à distancia e troquem informações simultaneamente”.
Com esses e mais outros recursos digitais disponíveis o aluno criador, autor é também conhecido como estudante digital.
“Nós nunca compreenderemos a tecnologia precisamente da mesma forma que os nativos digitais compreendem. Esta distinção é crítica na Educação, porque nós estamos em uma época em que todos os nossos alunos são nativos digitais, ao passo que nossos educadores, professores, administradores e planejadores curriculares são imigrantes digitais.”

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