sexta-feira, 17 de abril de 2009

Inquietações... Inquietudes. conclusões.

Texto complementar de inquietações... (quase na linha de chegada)

Inquietações... Inquietudes. Não sei se posso chamar esse texto de poema, talvez não, pois não sou poetisa, vou chamá-la de minhas reflexões, pois foi o que fiz no início do trabalho da monografia e postei no meu blog: “compartilhando idéias”. Coloco aqui para fazer um comparativo entre o início e o agora. Aliás, o blog foi uma experiência nova durante o curso. Está um pouco desativado...
NA LINHA DE CHEGADA.
Agora estamos quase finalizando a monografia. Digo “quase” porque ainda falta a defesa. Tenho certeza que, com ajuda de Deus, chegaremos lá.
E agora o que posso dizer? Agora tenho a certeza de que valeu a pena. Agora tenho a certeza que esta experiência, compartilhada, suada, sofrida, com noites mal dormidas, porém refletida e, também cheia de conquistas foi enriquecedora!
Agora não são mais as dúvidas iniciais e sim a concretização de um trabalho que não foi feito sozinho, mas em cooperação como assim o desejei no início e como assim também o desejou a minha querida orientadora Rute quando iniciamos o trabalho e ela (quando criou a página do Wiki) falou que seria um trabalho que deveria ser realizado por várias mãos.
Para mim, experiência inédita, a monografia foi um desafio que fui superando a cada dia apoiada pela fé, pelo o incentivo dos colegas, quando percebia que estavam avançando; pelo carinho e a dedicação sem limites da minha, da nossa orientadora que, mesmo tendo passado por algumas dificuldades relacionadas à sua saúde, nunca se deixou abater lutando bravamente para atender e orientar da melhor forma possível a cada um de nós. Parabéns, professora Rute, você é uma guerreira! Parabéns a cada um de nós, que tivemos o nosso trabalho orientado com tanto carinho e competência.
Foi um aprendizado a distância sim, mas apoiado pela tecnologia, que nem sempre fácil de se lidar, porém necessária nessa modalidade. Podemos dizer que houve uma aprendizagem cooperativa e colaborativa com muitos pontos positivos e alguns negativos também, mas estes servirão como reflexão para melhorar. E esta experiência, com certeza, será útil na nossa vida profissional e até nossa vida pessoal, porque não aprendemos simplesmente teoria: vivenciamos, trocamos saberes e construímos conhecimento e acima de tudo criamos também vínculos pessoais embora não fisicamente mas através das tecnologias da comunicação.

Gracinha. 17/02/2009. às 05h03 publicado no Wiki dos orientandos da Univima.

Nenhum comentário: